Sukot - Lugar, Tempo e Modo!

 

 Todos sabem que o Mishkan (templo), foi construído num local específico...

O local não apenas tinha como até hj tem e no futuro terá um papel eterno!

Yahuh é organizado, matemático, específico e territorial!

  É muito importante que saibamos que Ele dita as regras  então, no tempo moedim  as diretrizes são dadas por Ele; não somos nós quem decidimos o que e como fazer!!!

LOCAL  - Yahushalayim.

O lugar do primeiro cordeiro morto no Éden, é o mesmo local onde foi realizado o sacrifício de Ytzak ( que não se concretizou); e é também o  mesmo local  onde Yahshuah se entregou por nós num madeiro...

 Este será  também ,  o mesmo local onde Ele descerá com a cidade kadosh!!!

 Na época das Escrituras, o povo viajava para Yahushalayim para celebrar as festas. Quando  as tribos se dividiram, os que eram obedientes, desciam até Yahushalayim para adorar! Eles faziam isto nas 3 festas ... ou em pelo menos em alguma delas... Lembram de Yahshuah que só foi à festa com 12 anos?

Cada detalhe ensina, e cada detalhe tem seu significado!

Fico realmente abismada com essa questão de território, e não é de admirar, se imaginarmos que o próprio trono do Altíssimo ficará neste lugar aqui nesta terra, e os habitantes de outros mundo virão aqui para adorar .... a cada shabat e a cada rosch chodesh!

Que solene!!!

Claro que nós como humanos, não temos a menor noção do que é isto... quem sabe quando virmos os céus se descortinando, e vermos os constelados e a tiferet-esplendor do Mashyah com nossos próprios olhos... começaremos a compreender...

MODO

A cada dia, haviam sacrifícios que eram realizados pelos kohenim (sacerdotes) e estes, não eram qualquer um, eram apenas homens designados para isto dentro de uma linhagem , família, específica, que também foi escolhida pelo Altíssimo! Ou seja o Eterno capacitou e colocou no cromossoma Y desta família, o dom de realizar estes serviços!

Com a morte de Yahshuah - esta parte de matança dos animais, foi abolida... de forma que O Mashyah tomou lugar na morte de animais,  e também claro tomou o lugar na morte que merecemos... o simbolismo, permanece!  

As datas pontuam!!!! Temos que estar atentos a elas!  Devemos estar atentos porque são sinalizadores no tempo!!!

Os eventos pontuam!!!  Temos que estar atentos, porque são o modo como acontecerá! Esta festa de sete dias representam sete anos proféticos que se iniciará logo que findar o Yom Kippur - (evento que vivemos desde 1844).



Então temos  - LOCAL - DATA E EVENTO - Estes 3 processos devem ser entendidos para que possamos de fato celebrar as festas!

Podemos estar presente no local? - Não

Podemos saber as datas? - Sim

Neste tempo devemos buscar saber como será o evento!

As dez tribos do norte, começaram a realizar as festas em local e data diferentes, e a mulher samaritana, fez uma pergunta justamente referente a isso ao Salvador :

"Nossos ahvot [pais] adoravam neste monte; e ainda assim Tu dizes que é em Yahushalayim o lugar onde os homens devem adorar..."

  E Yahshuah יהשועה disse-lhe: Mulher creia em Mim, pois, hora vem, quando nem neste monte, nem em Yahushalayim, vós adorareis o Aba [pai]

  Vós adorais o que não conheceis; nós conhecemos o que adoramos, porque a salvação procede dos yahudim.

Mas à hora vêm, e é agora, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Aba [pai] em Rukha e em Emet [verdade]; pois o Aba [pai] procura os tais para que O adorem!

Ulhim é ruach, e implica que os que O adorem devam adorá-Lo em ruach e em emet [verdade].

Yahchanan 4: 20 a 24

 

Por Diná Soares

Comentários

  1. Se no Yom Kippur temos que nos preocupar com nosso comportamento para obtermos o perdão através da intercessão do Mashyah.
    Qual o comportamento a ser adotado pelos escolhidos, quando chegarmos ao Sukot, em que os hebreus festejavam os 40 anos que viveram em cabanas e ofereciam sacrifícios e adoravam no tabernáculo?
    O que representará para nosso tempo o Sukot Diná?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, creio que já sabe essa resposta! Mas vou responder, para que outros saibam.
    Os 40 anos do deserto não eram sucot, passo corte durava apenas 7 7 dias no exato sétimo mês!
    Em nosso tempo essa festa se cumprirá profeticamente, num tempo profético de 7 anos, assim que acabar o yom kippur.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

haMeshacher - O Libertador!

Nascimento do Salvador - quando aconteceu?